Acreditação ONA 2014 e Modelo de Excelência da Gestão

CSV - Central Sorológica de Vitória

csvlab.com.br
Situação Anterior

A Central Sorológica de Vitória sempre esteve em busca das melhores práticas no mercado para a qualidade e segurança das análises. Desde 2007 é certificada na norma ISO9001 e sentiu a necessidade de buscar novos modelos de gestão com foco na excelência dos processos e sustentabilidade do negócio. Qual seria o melhor modelo para aprimorar ainda mais o sistema de gestão da qualidade da empresa?

Solução

Com isso, a Zorzal Consultores & Auditores Associados revisou o nosso planejamento estratégico e sugeriu uma consultoria para implantação da qualidade com base no modelo de excelência em gestão e na norma ONA, manual 2014. Adequando os nossos processos, com base nesses modelos, alcançaríamos um novo patamar na gestão da empresa, além da maior credibilidade perante aos clientes.

Resultado

Com isso, a Zorzal Consultores & Auditores Associados revisou o nosso planejamento estratégico e sugeriu uma consultoria para implantação da qualidade com base no modelo de excelência em gestão e na norma ONA, manual 2014. Adequando os nossos processos, com base nesses modelos, alcançaríamos um novo patamar na gestão da empresa, além da maior credibilidade perante aos clientes.

Certificação ISO 9001:2008 em Diagnóstico por Imagem

Multiscan

www.multiscan.med.br
Situação Anterior

Sempre com pensamento inovador e com foco em qualidade, em 2010 o Multiscan sentiu a necessidade de aperfeiçoar ainda mais os seus processos em busca de melhores resultados, do atendimento das expectativas dos clientes e da sustentabilidade do seu negócio. O Multiscan precisava de um modelo de gestão para a melhoria contínua dos seus processos. Qual seria o caminho a ser trilhado para a gestão e consolidação da cultura da qualidade no Multiscan?

Solução

A Zorzal Consultores sugeriu a implantação do controle e qualidade com base na norma ISO 9001:2008. Adequando a ela os nossos processos alcançaríamos o resultado desejado e a disseminação da cultura da qualidade na instituição. Além disso, a certificação seria um diferencial no mercado, aumentando a credibilidade diante dos clientes, médicos e convênios.

Resultado

As dificuldades internas encontradas no início do projeto foram superadas e com a Zorzal nos apoiando e orientando, estávamos confiantes e seguros para seguirmos em frente. Após a implementação do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) e a realização da auditoria interna final realizada pela Zorzal, fomos auditados pela certificadora externa, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini - USP em agosto/2014 e, finalmente, certificados de acordo com a Norma ISO 9001:2008. Hoje, os nossos colaboradores estão mais envolvidos e entendem a importância da gestão da qualidade para o trabalho deles. Desde a certificação, a empresa está mais organizada, implementando continuamente as melhorias para o melhor atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, com foco na qualidade e na segurança. Maria Angela Nothaft – Sócia Diretora

Implementação OHSAS 18001:2007

Odebrecht Ambiental

http://www.odebrechtambiental.com/
Situação Anterior

A Odebrecht Ambiental - Cachoeiro já possuía um Sistema de Gestão certificado nas Normas ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, era um objetivo da organização a certificação na OHSAS 18001:2007 para integração do Sistema de Gestão. Desta forma, buscamos a parceria com a Zorzal para nos auxiliar no devido enquadramento das práticas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) com os requisitos da Norma OHSAS 18001:2007 para posterior certificação na mesma.

Solução

A Zorzal Consultores & Auditores Associados nos auxiliou com treinamentos, consultorias e auditorias para adequação de nossas práticas de Saúde e Segurança de acordo com a Norma OHSAS 18001:2007, criando procedimentos e controles necessários para uma boa gestão de SST e principalmente, integrando o sistema de gestão.

Resultado

No período planejado estávamos com o nosso Sistema de Gestão Integrado implantado e implementado. Fomos auditados e certificados pela Bureau Veritas de acordo com a Norma OHSAS 18001:2007, alcançando o nosso objetivo. A certificação foi a comprovação, principalmente para nossos integrantes, que a empresa se preocupa com a segurança e bem estar dos mesmos na realização das atividades do dia a dia. Flavio Carleti

Implementação ISO 9001:2008

IUES - Instituto de Urologia do Espírito Santo

http://www.iues.com.br/
Situação Anterior

Com as crescentes expectativas dos clientes por melhores serviços de saúde, a pressão dos convênios por qualificação dos seus prestadores de serviço, a alta competitividade do mercado e a necessidade de manter-se sustentável no mercado, o IUES precisava buscar uma solução rápida para a melhoria contínua dos seus processos. Qual seria o melhor modelo de gestão para iniciar a gestão pela qualidade e implementar essa cultura no IUES?

Solução

A Zorzal Consultores & Auditores Associados nos sugeriu iniciarmos a consultoria para implantação do SGQ de acordo com a Norma ISO 9001:2008. Com a adequação dos nossos processos, baseada nessa norma, obteríamos o resultado desejado e a cultura da qualidade estaria disseminada na instituição. Além disso, a certificação seria um diferencial no mercado, pois nenhuma clínica, do mesmo porte do IUES, tinha a certificação no momento.

Resultado

Pós a consultoria estávamos com o SGQ implementado, nos sentindo seguros para seguirmos em frente. Fomos auditados e certificados pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini - USP de acordo com a Norma ISO 9001:2008, atingindo a nossa meta de certificação. Hoje, os nossos colaboradores entendem o que é e a importância de trabalhar com qualidade. A organização da empresa, com base na norma ISO 9001:2008, vem nos trazendo melhorias no entendimento das necessidades e expectativas dos clientes, nos fazendo buscar, cada dia mais, serviços com maior qualidade e segurança, e menor desperdício. Iara Medeiros - Gerente Administrativa

Qualificação da Rede Credenciada

SAMP

www.samp.com.br
Situação Anterior

Com as crescentes expectativas dos beneficiários por melhores serviços de saúde e a necessidade de manter-se sustentável no mercado, a SAMP precisava buscar uma solução para a qualificação da rede credenciada de forma consistente e contínua, atendendo à dimensão 2 da RN 277 da ANS para a busca da acreditação.

Solução

Com o apoio da Zorzal, foi proposto um plano de revisão e adequação dos documentos relacionados à qualidade e desempenho da rede prestadora e critérios para a qualificação da rede credenciada, dividido em três fases: I - Planejamento, adequação e alinhamento dos conceitos II - Visitas técnicas e consolidação dos resultados III - Reestruturação dos critérios e elaboração de estratégias de continuidade do projeto

Resultado

Foram realizadas adequações nos documentos e critérios da qualificação, orientações sobre a metodologia da avaliação, postura e forma de abordagem durante a visita. Com a realização das visitas técnicas houve o compartilhamento de informações com a equipe da SAMP e o aprendizado para a execução independente após a consultoria. Na última fase do projeto foram elaboradas estratégias para continuidade do Programa de Qualificação, fornecendo a base necessária para a execução dos trabalhos da qualificação da rede pela equipe própria da SAMP.

Planejamento Estratégico e Mudanças Estruturais

Perspectiva Administradora e Corretora de Seguros

www.perspectivaseguros.com.br
Situação Anterior

Nos últimos anos tivemos um crescimento representativo, alcançado a partir de muito trabalho e esforço. Contudo, entendemos que precisávamos de uma análise externa para avaliar nossa gestão e propor melhorias, de uma forma profissional, agregando valor ao nosso negócio.

Solução

A Zorzal Consultores & Auditores Associados após a realização do Diagnóstico Empresarial nos ofereceu a consultoria para elaboração do nosso Planejamento Estratégico e nos auxiliou na identificação do melhor formato para que a empresa foque no comercial e otimize as ações operacionais fazendo com que os sócios estejam mais disponíveis para ir ao mercado buscar novos negócios.

Resultado

Hoje a partir da reformulação de nosso modelo de gestão e da definição de nosso planejamento estratégico, estamos gerenciando a empresa de uma forma diferente com a adoção de melhores práticas gerenciais, o que tem nos dado um retorno nos resultados de nossos negócios. José Alexandre Cid Pinto - Sócio/Diretor ADM FIN

Acreditação ONA

Laboratório Deomar Bittencourt

www.deomarbittencourt.com.br
Situação Anterior

O Laboratório Deomar Bittencourt sempre foi uma empresa familiar, sem cargos, organograma e tarefas bem definidos. A gestão e resolução dos problemas era muito concentrada em uma única pessoa. “Apagar incêndios” sempre fez parte da cultura do nosso laboratório. Com esse cenário, a empresa sentiu a necessidade de “profissionalizar” o laboratório para melhorar a sua organização e gestão, buscando o crescimento sustentável. Como fazer isso? Qual seria o melhor modelo para a organização e melhorias na gestão do laboratório?

Solução

Diante desse desafio, a Zorzal Consultores & Auditores Associados nos propôs a elaboração de planejamento estratégico e a consultoria para a implementação do modelo de gestão baseado na norma da Organização Nacional de Acreditação, nível 01, manual 2014. Mapeando e adequando os nossos processos, com base nesse modelo, alcançaríamos uma melhor organização da empresa, permitindo uma gestão mais eficaz. Precisávamos disso para maior credibilidade e sustentabilidade do nosso crescimento.

Resultado

Foi elaborado o planejamento estratégico, realizados diagnósticos e auditorias, visitas de consultoria técnicas para adequação aos padrões da ONA e treinamentos para desenvolvimento da equipe. E, em março/2015, como consequência de todo esse trabalho, recebemos a acreditação ONA, nível 1, versão 2014. Seguindo o modelo da acreditação da ONA, observamos um crescimento do laboratório e amadurecimento da equipe, com foco na qualidade e segurança dos processos. O envolvimento dos colaboradores em todo o processo foi primordial para alcançarmos o nosso objetivo. Com isso, estamos mais confiantes para um crescimento sustentável da empresa. Vamos seguir em frente para novos desafios rumo aos níveis 02 e 03 da acreditação ONA.

Governança Corporativa

Odontoscan

www.odontoscan.com.br
Situação Anterior

Identificada demanda de crescimento no mercado, tínhamos receio de crescer, já que nosso modelo de gestão não suportava um crescimento sem um aumento proporcional das atividades da alta direção e possível descontrole dos processos. Como crescer, mantendo a qualidade de vida e melhorando ainda mais nossos processos e a satisfação dos clientes?

Solução

A Zorzal Consultores & Auditores Associados nos ofereceu a implementação de um projeto de governança corporativa, que dentre outras ações, definiu um novo modelo de gestão descentralizado que nos permite a expansão de nossos negócios, sem sobrecarga da administração central, além de contribuir de maneira significativa para o processo de melhoria contínua da empresa.

Resultado

Além da extinção das restrições operacionais de crescimento da empresa (solução do problema original), destacamos como resultados adicionais uma maior motivação da equipe, devido a possibilidade de ascensão profissional, uma melhoria nos resultados operacionais e maior controle gerencial com um menor esforço da alta direção. Dra. Márcia Gabriella – Diretora Claudio Valadares – Gerente Geral

Implementação ISO 9001:2015

GOAKIRA

www.goakira.com.br
Situação Anterior

Uma das grandes preocupações da liderança da Goakira era crescer o negócio em ritmo acelerado e ao mesmo tempo manter a qualidade de nossos serviços e a satisfação dos clientes. Para que isso acontecesse, chegou-se à conclusão de que era necessário implementar um sistema de gestão da qualidade com base em uma norma de referência, o que até então a empresa não tinha.

Solução

Diante disso, foi adotado um padrão de qualidade de classe mundial, a ISO 9001:2015. Além dos ganhos em relação a processos de negócio, a ideia foi demonstrar a seriedade do empresa com o tema, não só para o mercado mas, principalmente para a equipe interna.

Resultado

Depois de nove meses de muito trabalho, o objetivo foi atendido graças a consultoria realizada pela Zorzal. A Goakira foi a primeira consultoria de franquias do Brasil certificada na ISO 9001:2015. O que mais chamou atenção da Goakira nesse processo foi a preocupação da Zorzal em customizar o sistema da qualidade, respeitando a cultura e o modelo de gestão, fazendo com que a ISO fosse uma ferramenta efetiva para melhorar os resultados da organização.

Mapeamento e Otimização de Processos

Metron Engenharia

www.metronengenharia.com.br
Situação Anterior

Devido a uma forte e recente mudança no ambiente externo em nosso mercado, a empresa percebeu a necessidade de rever e otimizar seus processos objetivando melhores resultados, a partir de um aumento de qualidade e principalmente de produtividade.

Solução

A Zorzal após entender nossas necessidades, sugeriu um projeto para mapeamento e otimização de processos. Assim foi possível identificar gargalos, situações de melhorias pontuais e sistêmicas, além de uma adequação de nossa estrutura organizacional visando obter um modelo mais alinhado com nossa estrutura de processos.

Resultado

Alguns meses depois da implementação das sugestões e orientações da Zorzal e conclusão do projeto, a produtividade aumentou inclusive com ganhos de qualidade. Os resultados foram expressivos, e é possível afirmar que tivemos o retorno dos recursos investidos. Foi possível realizar uma significativa redução dos custos operacionais. Em 5 meses o projeto se pagou. Fernando Felz Ferreira - Diretor Superintendente